Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, segunda-feira, 01 de janeiro de 2024.
Gilmar Calonga, um dos maiores craques já descoberto no futebol Sul–mato-grossense onde brilhou por muitos anos como jogador e treinador (Foto: Facebook)
O futebol Sul-mato-grossense está de luto! Pois nessa quarta-feira (7), por volta das 20h à notícia que além de abalar os milhares de amigos, pegou a todos os desportistas de forma geral, de surpresa: foi o falecimento do ex-jogador Gilmar Calonga, um dos mais brilhantes jogadores de futebol, um craque que foi descoberto em Mato Grosso do Sul, jogando pelo Aquidauana e que encantou a todos com os seus dribles, visão de jogo e técnica refinada.
Conforme as primeiras informações, Gilmar Calonga jogava uma partida de futevôlei na Moreninha e em determinado momento, ele teria sentindo, conforme as informações preliminares, “cansaço” e com isso, se sentou e logo em seguida, caiu jaz morto e tudo indica que pode ter sido um fulminante ataque do coração.
Claro que, diante da notícia, os amigos extremamente abalados e ainda incrédulos, demonstraram consternação pela fatídica nota.
Gilmar Calonga quando defendeu o Operário, onde conquistou diversos títulos de campeão estadual e o Brasileiro do Módulo Branco, devido a sua habilidade, teve o seu nome cogitado para ser convocado pela seleção brasileira de novos, no entanto, esse mistério até hoje permanece, pois ninguém sabe qual o motivo que a convocação acabou não acontecendo.
Gilmar Calonga entre os jogadores Guina e Elcio, durante a sua vitoriosa passagem pelo Operário, onde conquistou muitos títulos (Foto: Facebook)
Gilmar Calonga brilhou e muito no futebol! Tive a oportunidade de praticamente estar com ele na sala de cirurgia, no Hospital Universitário, quando o ortopedista José Wilson Jacques, o operou do joelho esquerdo que teve rompido os ligamentos devido a uma jogada maldosa de um defensor do Ubiratan de Dourados, cujo nome, por vias das dúvidas, não anunciou.
Ao sair da sala de cirurgia, estávamos o fotógrafo Denílson Nantes “Secreta” e eu e Gilmar, por baixo do lençol verde que cobria o seu corpo, fez sinal de positivo, evidenciando que tudo estava perfeito e que a cirurgia havia sido um sucesso.
Depois, em outro jogo, desta feita contra o Misto de Cuiabá, devido ao futebol altamente técnico e envolvente, com a visão de jogo fora do normal, ele foi novamente “caçado” em campo e desta feita, fratura no tornozelo do pé esquerdo e nova cirurgia, sendo que desta vez, eu não estava na “sala” de operações.
Recuperado ele voltou a praticar o futebol, atividade que, além da dedicação, era mestre ou maestro pra exerce-la!
Atuando como meia esquerda no extinto Taveirópolis, como se diz na gíria esportiva, ele “fazia chover” com a sua genialidade.
Antes do Taveira, desfilou a sua habilidade defendendo o Comercial e quando “pendurou” as chuteiras devido aos problemas constantes em função das duas cirurgias, ele se tornou técnico de futebol e fora de campo, mostrou a mesma habilidade em transmitir os seus conhecimentos exercendo essa nova função, brilhou no comando do Águia Negra e ensinou o caminho do sucesso ao time do Costa Rica, onde é apontado como o principal responsável pela evolução do time não apenas no cenário estadual, mas também no cenário nacional.
Por último, na Arena Guanandizão, Gilmar Calonga tinha até público cativo que ia apenas pra ve-lo em campo com a mesma técnica e habilidade (Foto: Facebook)
Por último, para manter a forma, ele defendia o time da Garolle Seguros, nos campeonatos disputados na Arena Guanandizão, onde era uma das principais atrações e nas horas de “folga”, praticava futevôlei onde também exibia a excelência no toque na bola.
Outra paixão do craque Gilmar Calonga, era o futevôlei, onde ele exibia toda a sua técnica no fino trato com a bola (Foto: facebook)
O futebol perdeu um gênio, a família perdeu com certeza um grande homem e por isso todos nós, principalmente eu, que convivi com ele fazendo as coberturas diárias no Operário FC, ainda na época da Poliesportiva, estou com o coração partido, pois além de ser um craque da bola, era uma pessoa de caráter também exemplar, bom amigo, grande colega e sempre comedido, exceto no futebol onde ele fazia questão de mostrar toda a habilidade dada por Deus que hoje o recebe de braços abertos na sua eterna morada!
Nesta quinta-feira, familiares devem divulgar local do velório bem como o horário do sepultamento de um dos maiores craques do futebol brasileiro: Gilmar Calonga e como eu falava pra ele em tom de brincadeira: Quem mandou você nascer antes do tempo? Caso tivesse nascido em 2007, hoje você estaria no futebol europeu e ele apenas ria… Vá com Deus meu irmão!
0 Comentários
Os comentários estão fechados.